TRABALHAR NOS ESTADOS UNIDOS (EM HOTÉIS E RESTAURANTES)
Todos os dias diversas pessoas me perguntam “como funciona” para trabalhar legalmente nos Estados Unidos, é uma loucura!
Marcelo Conrado aqui, e antes de mais nada, eu quero que você saiba que eu encaminho Brasileiros para os Estados Unidos desde 2011, todos por meio da categoria de visto Americano considerada “non-immigrant”, como o que você vai ver a seguir resumidamente.
Todos os Brasileiros que passaram no processo seletivo e viajaram, foram orientados desde o início até chegar em solo Americano (e acompanhados durante todo o contrato).
Conheça alguns deles no vídeo abaixo:
E agora você vai conhecer um de nossos programas e perceber como é simples Trabalhar nos Estados Unidos legalmente por 1 ano com o Visto J1 de categoria “Intern”, “Trainee” e "Manager in Training - MIT", em Hotéis de Luxo e Restaurantes do Guia Michelin, de um modo descomplicado, mas primeiro:
Agora veja como funciona por fases:
Fase 1: Elegibilidade (análise de CV) e pré-seleção
Fase 2: Seleção, teste de Inglês e entrevista (nacional)
Fase 3: Inscrição e coleta de documentos
Fase 4: Apresentação profissional e cadastro no Portal
Fase 5: Análise de perfil com parceiro documental
Fase 6: Validação do Currículo do candidato
Fase 7: Envio de vagas ao candidato
Fase 8: Entrevista com empregador ou encaminhamento
Fase 9: Aguardar documentos para solicitar o visto
Fase 10: Entrevista de visto no consulado Americano
Fase 11: Últimos preparativos para a viagem
Fase 12: Começa a vida nos Estados Unidos!
RESUMINDO CADA FASE:
Fase 1: Elegibilidade (análise de CV) e pré-seleção
Nessa fase, é avaliada detalhadamente a sua elegibilidade para o visto Americano, veja a seguir as 4 formas de ser elegível para solicitar após receber uma oferta de trabalho:
1 – Ser Estudante de curso superior presencial, semi-presencial ou EAD (Bacharelado ou Tecnólogo) das áreas de Gastronomia, Hotelaria, Turismo, Eventos ou *Administração de uma instituição de fora dos Estados Unidos, reconhecida pelo MEC e com o mínimo de um semestre cursado de teoria;
ou
2 – Profissionais graduados em menos de 1 ano em uma das áreas acima;
ou
3 – Profissionais graduados há mais de 1 ano em uma das áreas acima que possam comprovar no mínimo 1 ano de experiência recente diretamente relacionada a Gastronomia ou Hotelaria fora dos Estados Unidos;
ou
4 – Profissionais sem graduação nas áreas desejadas mas que possam comprovar através de declarações ou cartas de referência no mínimo cinco anos de experiência recente e relevante em Hotéis, Restaurantes ou Navios fora dos Estados Unidos (como por exemplo recepcionistas, cozinheiros, confeiteiros, chefs de cozinha, garçons etc).
E também:
– Ter mais de 18 anos (não há limite de idade, mas profissionais muito experientes podem ser considerados como “overqualified” e desclassificados na primeira fase, somente analisando o histórico completo do profissional para saber)
– Possuir no mínimo Inglês Intermediário para cozinha, Avançado para atendimento e Fluente para posições de gestão
*Estudantes de Administração precisam concluir dois semestres do curso para participar e podem aplicar para vagas de Front Office (Recepção) apenas.
*Regras especiais podem se aplicar para Estudantes de Gastronomia de cursos EADs, como a necessidade de comprovar experiência prévia em cozinha ou confeitaria, por exemplo.
*Todos estão sujeitos a mais de uma verificação detalhada de elegibilidade e o preenchimento do perfil acima não garante a aprovação na nossa seleção particular.
Fase 2: Seleção, teste de Inglês e entrevista (nacional)
A pré-entrevista serve para conhecer seus objetivos e testar o seu Inglês. Nesse momento são abordados itens como região de interesse, empresas de interesse e departamento de interesse, para que seja possível apresentar as vagas que mais se aproximam do seu perfil.
As posições oferecidas nos Estados Unidos são:
Culinary – Cozinha (diversos níveis)
Pastry – Confeitaria (diversos níveis)
Rooms Division – Recepção (Check-in / Check-out), Reservas, Auditoria Noturna, Concierge, Atendimento ao Hóspede e Governança (Housekeeping Supervisor)
Front Office - Recepção (Check-in / Check-out), Reservas, Auditoria Noturna, Concierge e Atendimento ao Hóspede
Food and Beverage – Mestre Churrasqueiro, Passador de Carnes, Assistente de Garçom, Garçom/Garçonete, Host/Hostess, Serviço de Quarto, Barista e Atendente de Piscina e Praia
Housekeeping – Supervisor de Limpeza, Supervisor de Andares (Housekeeping Supervisor)
Events – Auxiliar de Eventos
Marketing and Sales – Auxiliar de Marketing e Vendas
Human Resources – Auxiliar de Recursos Humanos
Accounting and Finance – Auxiliar Administrativo
Bartender – Assistente de Bartender, Bartender e Mixologista
Sommelier – Sommelier
*Há possibilidades de “cross-training” (trabalhar em mais de um departamento ao longo do ano)
*Há posições de supervisão dentro desses departamentos
*Há também posições de MIT - Manager In Training (nos departamentos de Culinary, Rooms Division e Food and Beverage)
*Salários geralmente variam de U$ 1920 a U$ 6000 mensais
*Carga horária média de 32-40 horas semanais (com real possibilidade de horas-extras, nesses casos as empresas pagam cerca de 50% a mais do que a hora normal)
Fase 3: Inscrição e coleta de documentos
Nesa fase você precisa concordar com os termos e condições e apresentar os documentos que comprovam as informações que estão no seu Currículo, como por exemplo o Atestado de Matrícula se estiver na faculdade, o Diploma se tiver concluído o curso superior, as cartas de referência para comprovar tempo de experiência e iniciar o pedido de passaporte se for o seu caso.
Fase 4: Apresentação profissional e cadastro no Portal
A criação de sua apresentação para os empregadores Americanos segue um padrão de Currículo, com um toque especial que eu te garanto que faz a diferença. Você recebe o modelo para criar seu Currículo em Inglês, com uma foto profissional e também dicas para criar um Video Resume.
Após concluir sua apresentação, seu perfil será revisado.
Fase 5: Análise de perfil com parceiro documental
Nessa etapa, você terá uma conversa 100% em Inglês com um de nossos parceiros Internacionais, o objetivo dessa entrevista é de verificar suas reais intenções com relação ao programa. Entretando, em alguns casos, você pode dar a sorte dessa fase ser substituída por uma simples análise de perfil em vídeo apenas.
Fase 6: Validação do Currículo do candidato
Após a aprovação, mais documentos serão solicitados para que quando um empregador Americano decida te contratar, esteja tudo em dia para iniciar o processo documental para solicitar o visto imediatamente.
Fase 7: Envio de vagas ao candidato
Agora você receberá regularmente a lista das empresas contratantes e poderá apontar até 3 vagas que gostaria de aplicar, para que seu Currículo seja apresentado diretamente para essas empresas.
Fase 8: Entrevista com empregador ou encaminhamento
Quando você recebe o primeiro convite para entrevista, enviamos os detalhes de agendamento, como data, horário local (informações sobre como calcular o fuso horário correto para evitar desencontro) e dicas para atender as entrevistas com informações de valor sobre comportamento para potencializar o seu aproveitamento.
Em alguns casos, você também pode receber um convite para uma simulação, uma espécie de “warm up”, um pouco antes da entrevista oficial em Inglês, para que seja possível analisar seu desempenho, te oferecer um feedback real e dar dicas importantes para a entrevista oficial.
Os Brasileiros aprovados em nosso processo seletivo geralmente passam na primeira entrevista internacional.
Eu, Marcelo Conrado, já fui aprovado em processos seletivos de empresas como Royal Caribbean, AccorHotels, Marriott Hotels & Resorts, Hilton Hotels e Faena Group e possuo certificação internacional para treinar pessoas.
Fase 9: Aguardar documentos para solicitar o visto
Ao garantir a sua vaga e receber a confirmação do empregador, iniciamos a parte burocrática dos documentos Americanos que você vai precisar apresentar no consulado para solicitar o seu visto, isso é com a gente.
Parabéns!
É nessa fase que você também deve fazer o investimento de uma parte dos valores relacionados ao seu pacote de documentos que compreende colocação internacional, documentação, seguro de saúde obrigatório para emergências e outras taxas administrativas nacionais e internacionais.
Todos os pagamentos são feitos para os Estados Unidos.
Sua documentação é gerada em conjunto entre a empresa contratante (host company), um parceiro documental e o Departamento de Estado Americano. Ao ser concluída, você receberá via email uma cópia do seu plano de estágio ou trainee (DS-7002) via e-mail e o DS-2019 para apresentar junto com seu passaporte e demais documentos no consulado.
Sem esses documentos, você não viaja.
Fase 10: Entrevista de visto no consulado Americano
Ao confirmar o recebimento de seus documentos, você poderá agendar a sua entrevista no consulado mais viável.
Esses documentos são rastreados e informaremos você sobre a data prevista para o recebimento de modo a dar início na próxima etapa.
Fase 11: Últimos preparativos para a viagem
Chegamos na etapa mais excitante do processo de planejamento, visto aprovado e com um friozinho na barriga, chegou a hora de você comprar a sua passagem aérea, fazer quantas festas de despedida quiser com seus amigos e familiares e partir rumo a América!
Penso que esteja se perguntando “como funciona” a questão da acomodação, vou explicar rapidinho, existem 3 cenários que devem ser considerados:
1 – Caso você consiga uma oferta em uma área isolada, como resorts nas montanhas, no deserto ou em praias distantes de centros, essas empresas geralmente oferecem a acomodação em alojamento dos funcionários e podem descontar uma pequena parcela do seu salário para cobrir as despesas da mesma ou não;
2 – Há casos de empresas que oferecem alguns dias, geralmente de 1 a 4 semanas de acomodação no próprio hotel ou alojamento quando você desembarca na cidade de destino, para que tenha tempo hábil para encontrar um lugar para morar ou encontrar algum roommate (aconteceu comigo quando fiz meu Internship em Atlanta);
3 – Há também casos de empresas que não oferecem absolutamente nenhuma assistência de moradia, no entanto, nesses casos damos dicas de como encontrar a sua moradia na cidade de destino para onde vai viajar, websites de pesquisa de quartos / apts / roommates, aplicativos que facilitam a aproximação de roommates como Roomster, Airbnb, Findaroommate etc (aconteceu comigo quando fiz meu Trainee em Miami Beach);
Se você chegar até aqui, parabéns, The World is Yours.
Fase 11 – Começa a vida nos Estados Unidos
Essa parte eu deixo para você escrever.
VEJA UM EXEMPLO DE OFERTA DE TRABALHO
(Restaurante com Estrela Michelin)
INVESTIMENTO PARA VOCÊ VIVER ESSA EXPERIÊNCIA
Os valores atribuídos ao Pacote de Documentos, seguro saúde obrigatório para emergências, taxas internacionais e suporte nacional e internacional variam conforme departamento, idade e empresa em alguns casos.
Vale lembrar que a Viaje Com Emprego é uma empresa de recrutamento e seleção e não recebe nenhum pagamento direto dos candidatos, todos os pagamentos relacionados ao processo seletivo, documentos, taxas internacionais e suporte são feitos para empresas Americanas e Governo Americano.
Para combater a alta do Dólar, os Americanos elaboraram um sistema de pagamento com financiamento especial que reduziu drásticamente o investimento inicial para chegar nos States e que permite pagar boa parte do valor em diversas parcelas depois de começar a trabalhar, já ganhando em Dólar (geralmente mais da metade).
Agora o investimento é feito por etapas, você não precisa ter posse de um alto montante em dinheiro para iniciar.
Resumindo, a linha do tempo do investimento para sair do Brasil e chegar com um trabalho nos States fica assim:
Passaporte – R$ 257,25
Inscrição – U$ 100
Validação do Currículo – U$ 400
Pagamento inicial dos documentos internacionais para o visto – Valor variável conforme departamento, idade e empresa em alguns casos, pode variar como:
A) U$ 950; ou
B) U$ 1450; ou
C) U$ 1450 (você já vai entender)
+ a primeira parcela de U$ 250 do financiamento especial (remanescente dos documentos, do seguro saúde obrigatório para emergências, taxas internacionais e suporte)
Agendamento do visto J1 no consulado – U$ 185
Passagem aérea de ida – A partir de U$ 500 (aqui você pode parcelar ou comprar com milhas)
Verba para levar – Recomendamos ter disponível pelo menos entre U$ 1500 a U$ 2000 (que pode ser em dinheiro, conta global ou limite no banco)
+ 11 parcelas de U$ 250 após começar a trabalhar nos Estados Unidos (não há necessidade de conversão)
*Modelo sujeito a aprovação da empresa Americana responsável pela parte documental.
*Condições especiais podem aplicar para algumas vagas.
Conseguiu entender?
Vamos lá, veja o resumo financeiro até você sair do Brasil:
A) Gastronomia abaixo de 35 anos - U$ 1885 – R$ 9.425 (+Passaporte e Passagem)
B) Recepção, A&B e outros - U$ 2385 – R$ 11.925 (+Passaporte e Passagem)
C) Todas as áreas acima de 35 anos - U$ 2385 – R$ 11.925 (+Passaporte e Passagem)
*Para facilitar o cálculo, arredondamos U$ 1 para R$ 5
*Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio
Vale lembrar que se você não mora em uma cidade que possua Consulado Americano, vai ter que viajar até o Consulado mais viável para solicitar o seu visto J1.
Brasileiros de diversas idades viajam com emprego para os Estados Unidos. O Chef Rodrigo, por exemplo, concluiu aos 41 anos um Trainee remunerado de 1 ano na cozinha do The Don CeSar Hotel na Flórida e depois foi direto para o Canadá, veja como foi a experiência dele…
Eu já fiz três vezes esse tipo de intercâmbio profissional remunerado (morei lá em 2008/2009, 2012/2013 e todo o ano de 2017) e ajudei muitas pessoas a chegar lá também.
Work and Travel em Aspen no Estado do Colorado
Internship em Atlanta no Estado da Geórgia
Trainee em Miami Beach no Estado da Flórida
E junto com minha equipe nacional e internacional posso te ajudar em todas as fases, inclusive te dar dicas exclusivas de como tirar o melhor proveito dessa nova fase da sua vida.
Será um prazer te ajudar a conquistar uma oportunidade para viver uma experiência na América.
Ah, além disso, a lista de empresas que contratam Brasileiros conta com restaurantes de Chefs Celebridades, veja alguns e onde ficam seus principais restaurantes:
Michael Mina – Mina Group – Vagas no Hawaii, Seattle, Boston, San Francisco, San Diego, Santa Clara, Miami, Washington DC e Nashville
David Chang – Momofuku Group – Vagas em New York, Washington DC, Los Angeles e Las Vegas
Jean-Georges Vongerichten – Vagas em New York City, Miami Beach, Bridgehampton e Pound Ridge
Andrew Carmellini – NoHo Hospitality Group – Vagas em New York City, Detroit e Miami Beach
Daniel Boulud – Dinex Group – Vagas em New York City, Miami, Washington e Palm Beach
Jose Andres – The Bazaar by José Andrés – Vagas em Miami Beach e Puerto Rico
Francis Mallmann – Faena Group – Vagas em Miami Beach
Maison Eric Kayser – Vagas em New York City
Robert Curry - Vagas em Napa Valley
Helene Henderson – Vagas em New York City
Antonio Bachour – Vagas em Miami
Fabio Trabocchi – Vagas em Washington DC
Dominique Ansel – Vagas em New York City
Ayesha Nurdjaja – Vagas em New York City
Lorena Garcia – Vagas em Las Vegas e Miami
Gastón Acurio – Vagas em San Francisco
Victoria Blamey – Vagas em New York City
Michael Schwartz – Vagas em Miami
Nobu – Vagas em Miami Beach
Thomas Keller – Vagas em Yountville, Las Vegas e New York
+DEPOIMENTOS
Djalma Martins – Hilton Nashville Downtown, Tennessee
Tande Bittencourt – Thompson Nashville, Tennessee
Carlos Mendes – Resort Auberge du Soleil, Califórnia
Roberta Ferzola – JW Marriott Austin, Texas
Daniel Lisboa – El Monte Sagrado, Novo México
Vanessa Almeida – The Ritz-Carlton Bacara, Califórnia
Guido Jordan – The St. Regis Atlanta, Geórgia
Lucas Poliseli – Madeline Hotel, Colorado
Marina Vasconcelos – Montage Healdsburg, Califórnia
Ícaro Piton – Resort Auberge du Soleil, Califórnia
Paula Costa – Chef Daniel Boulud, New York
PS: Siga o Instagram @ViajeComEmprego para ficar por dentro de nossas feiras de recrutamento e acompanhar os bastidores das seleções.
Thank You For Your Time!
Marcelo Conrado – Profissional com mais de 12 anos de experiência, graduado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, especializado em Hospitalidade nos Estados Unidos nos departamentos de Rooms Division pela rede Marriott International e de Food and Beverage pelo Grupo Faena. Treinador licenciado pela Sociedade Brasileira de Coaching. Aprovado em processos seletivos de empresas como Royal Caribbean, AccorHotels, Marriott Hotels & Resorts, Hilton Hotels e Faena Group. Apaixonado por hospitalidade, atua como Mentor de Carreira, Recrutador Internacional Independente e Mentor de Intercâmbios.