TRABALHAR NOS ESTADOS UNIDOS (EM HOTÉIS E RESTAURANTES)

Todos os dias diversas pessoas me perguntam “como funciona” para trabalhar legalmente nos Estados Unidos, no meu Instagram, via WhatsApp, no LinkedIn, por email, é uma loucura, e para ajudar você e essa galera eu tomei a iniciativa de escrever esse post detalhando todo o processo.

Marcelo Konradu aqui, e antes de mais nada, eu quero que você saiba que milhares de pessoas que moravam e trabalhavam nos Estados Unidos com as mais diversas categorias de visto Americano consideradas “non-immigrant” foram obrigadas a sair de lá em 2020 devido a pandemia, o que abriu as portas para novas pessoas ocuparem os seus lugares agora com a retomada da economia e esse BOOM de contratações já começou!

Por isso, esse é o momento certo de dar o seu primeiro passo rumo aos States, leia até o final e você vai ver como se faz.

Nesse artigo você vai aprender tudo o que é necessário para Trabalhar nos Estados Unidos legalmente por 1 ano com o Visto J1 de categoria “Intern” e “Trainee”, em Hotéis e Restaurantes de Luxo, de um modo descomplicado, do início até o dia da viagem.

Eu já fiz três vezes esse tipo de intercâmbio profissional remunerado que vou te ensinar a fazer agora (morei lá em 2008/2009, 2012/2013 e todo o ano de 2017) e ajudei muitas pessoas a realizar esse projeto também.

Como a futura Chef Marina, que possuia apenas alguns meses de experiência em cozinha e cursou 1 semestre de Gastronomia no Brasil e com 23 anos viajou para a Califórnia com um contrato de trabalho garantido em um Hotel 5 estrelas...

E a Roberta, que recentemente começou a trabalhar na Recepção no JW Marriott Austin, na Capital do Texas. Veja como foi rapidinho para ela chegar lá...

E o Chef Rodrigo, que aos 41 anos concluiu um Trainee remunerado de 1 ano na cozinha do The Don CeSar Hotel na Flórida e depois foi direto para o Canadá, veja como foi a experiência dele…

OBSERVE A TRAJETÓRIA DE QUEM JÁ CHEGOU LÁ!

PREFERE ESCUTAR? CLICA NO PODCAST:


Agora veja como funciona por fases:

Fase 1: Elegibilidade (análise de CV) e pré-seleção

Fase 2: Seleção, teste de Inglês e entrevista (nacional)

Fase 3: Inscrição e coleta de documentos

Fase 4: Apresentação profissional e cadastro no Portal Americano

Fase 5: Entrevista (internacional) com parceiro documental ou análise de perfil

Fase 6: Validação dos documentos para o Gov. Americano

Fase 7: Envio de vagas ao candidato

Fase 8: Entrevista com empregador Americano ou encaminhamento

Fase 9: Aguardar documentos para solicitar o visto de trabalho

Fase 10: Entrevista de visto no consulado Americano mais viável

Fase 11: Últimos preparativos para a viagem

Fase 12: Começa a vida nos Estados Unidos!

DETALHANDO CADA UMA DAS FASES:

Fase 1: Elegibilidade (análise de CV) e pré-seleção

Nessa fase, é avaliada detalhadamente a sua elegibilidade para solicitar o visto J1, fazemos um paralelo entre as regras do visto e seu perfil, veja a seguir as 4 formas de ser elegível para solicitar o visto após uma aprovação em entrevista internacional:

1 – Ser Estudante de curso superior (Bacharelado ou Tecnólogo) das áreas de Gastronomia, Hotelaria, Turismo ou Eventos de uma instituição de fora dos Estados Unidos, reconhecida pelo MEC e com o mínimo de um semestre cursado de teoria;

ou

2 – Profissionais graduados em menos de 1 ano em uma das áreas acima;

ou

3 – Profissionais graduados há mais de 1 ano em uma das áreas acima que possam comprovar no mínimo 1 ano de experiência recente diretamente relacionada a Gastronomia ou Hotelaria fora dos Estados Unidos;

ou

4 – Profissionais sem graduação nas áreas desejadas mas que possam comprovar no mínimo cinco anos de experiência recente e relevante no mesmo departamento em Hotéis, Restaurantes abertos ao público ou Navios fora dos Estados Unidos (como por exemplo recepcionistas, cozinheiros, chefs de cozinha, garçons etc).

E também:

– Ter mais de 18 anos (não há limite de idade, mas profissionais muito experientes podem ser considerados como “overqualified” e não serem aceitos, somente analisando o histórico completo do profissional para saber)

– Possuir no mínimo Inglês Intermediário para cozinha, Avançado para atendimento e Fluente para posições de gestão

*Todos estão sujeitos a mais de uma verificação detalhada de elegibilidade e o preenchimento do perfil acima não garante a aprovação na nossa seleção particular.

Fase 2: Seleção, teste de Inglês e entrevista (nacional)

A pré-entrevista serve para conhecer seus objetivos, identificar se você apresenta o perfil desejado pelas empresas Americanas, testar o seu Inglês e por fim alinhar os seus interesses de modo a identificar a melhor forma de te assessorar. Nesse momento são abordados itens como região de interesse, empresas de interesse e departamento de interesse, para que seja possível apresentar as ofertas que mais se aproximam do seu objetivo.

As posições oferecidas de um modo geral são as seguintes:

Rooms Division – Recepção, Reservas, Auditoria, Governança, Concierge, Atendimento ao Hóspede

Food and Beverage – Assistente de Garçom, Garçom/Garçonete, Host/Hostess, Serviço de Quarto e Atendente de Piscina e Praia

Events – Auxiliar de Eventos

Marketing and Sales – Auxiliar de Marketing e Vendas

Human Resources – Auxiliar de Recursos Humanos

Accounting and Finance – Auxiliar Administrativo

Bartender – Bartender

Sommelier – Sommelier

Culinary – Cozinha

Pastry – Confeitaria

*Há possibilidades de “cross-training” (trabalhar em mais de um departamento)

*Há posições de supervisão dentro desses departamentos também

*Salários geralmente variam de USD 1750 a USD 6000 mensais

*Carga horária média de 32-40 horas semanais (possibilidade de horas-extras, nesses casos as empresas pagam cerca de 50% a mais do que a hora normal)

Fase 3: Inscrição e coleta de documentos

Essa fase é muito simples, aqui você precisa concordar com os termos e condições e nós precisamos coletar os documentos que comprovam as informações que estão no seu Currículo, como por exemplo o Atestado de Matrícula se estiver na faculdade, o Diploma se tiver concluído o curso superior, as cartas de referência para comprovar tempo de experiência e iniciar o pedido de passaporte se for o seu caso.

Fase 4: Apresentação profissional e cadastro no Portal Americano

A criação de sua apresentação para os empregadores internacionais segue um padrão de currículo estabelecido por empresas Americanas, com um toque especial que eu te garanto que faz a diferença. Você como candidato, tem todo acompanhamento profissional para criar seu currículo em Inglês, com uma foto profissional e também para criar um Video Resume.

Após concluir sua apresentação, seu perfil será devidamente revisado antes da sua apresentação oficial para as empresas Americanas.

Fase 5: Entrevista (internacional) com parceiro documental ou análise de perfil

Nessa etapa, você terá uma conversa 100% em Inglês com um de nossos parceiros Internacionais, o objetivo dessa entrevista é de verificar suas reais intenções com relação ao programa. Entretando, em alguns casos, você pode dar sorte dessa fase ser substituída por uma simples análise de perfil em vídeo.


Fase 6: Validação dos documentos para o Gov. Americano


Após a aprovação, seus documentos serão validados para que quando um empregador Americano decida te contratar, esteja tudo em dia para iniciar o processo dos documentos necessários para solicitar o visto imediatamente.


Fase 7: Envio de vagas ao candidato

Agora você receberá regularmente a lista das empresas contratantes e o seu Currículo será apresentado diretamente para as empresas parceiras que possuem vagas de acordo com o seu perfil.


Fase 8: Entrevista com empregador Americano ou encaminhamento

Quando você recebe o primeiro convite para entrevista com uma das empresas contratantes, enviamos os detalhes da agendamento como data, horário local (informações sobre como calcular o fuso horário correto para evitar desencontro) e dicas para atender as entrevistas com informações de valor sobre comportamento para potencializar o seu aproveitamento.

Você também pode receber um convite para uma simulação, uma espécie de “warm up”, pouco antes da entrevista oficial em Inglês, para que seja possível analisar seu desempenho, te oferecer um feedback real e dar dicas importantes para a entrevista oficial, dessa forma você terá maiores chances de obter sucesso.

As pessoas aprovadas em nosso processo seletivo e treinadas por Marcelo Konradu geralmente passam na primeira entrevista internacional.

O Konradu já foi aprovado em processos seletivos de empresas como Royal Caribbean, AccorHotels, Marriott Hotels & Resorts, Hilton Hotels, Faena Group e Wiser Educação e possui certificação internacional para treinar pessoas.

Fase 9: Aguardar documentos para solicitar o visto de trabalho

Ao obter sucesso em uma entrevista você recebe a oferta da empresa (Job Offer Letter) com os detalhes importantes como o nome da empresa, departamento em que irá trabalhar, salário estimado por ano, mês ou hora (varia conforme cargo, departamento, empresa e região), média de horas trabalhadas, informações sobre horas extras (overtime), benefícios como acomodação e refeições, data de início sugerida e outras.

Parabéns!

É nessa fase que você também deve fazer o investimento de uma parte dos valores relacionados ao seu pacote de documentos e mentoria que compreende colocação internacional, documentação, seguro de saúde obrigatório e outras taxas administrativas nacionais e internacionais.

Ao receber a proposta de uma empresa Americana, você deve executar o pagamento rapidamente para darmos entrada na documentação para você solicitar o visto Americano em seguida.

Essa documentação é gerada em conjunto entre a empresa contratante (host company) e o Departamento de Estado Americano. Ao ser concluída, você receberá via email uma cópia do seu plano de estágio ou trainee (DS-7002) via e-mail e o DS-2019 no seu endereço residencial para apresentar junto com seu passaporte e demais documentos no dia da entrevista de visto.

Sem esses documentos, você não viaja.

Veja como foi a experiência do Guido no The St. Regis Atlanta!

Fase 10: Entrevista de visto no consulado Americano mais viável

Ao confirmar o recebimento de seus documentos, você poderá agendar a sua entrevista no consulado. Esses documentos são rastreados e nosso departamento de visto irá informar você sobre a data prevista para o recebimento de modo a dar início na próxima etapa.

Você receberá então as orientações de como agendar sua entrevista de visto Americano, a lista dos documentos que deve apresentar, dicas de como se comportar durante a entrevista no consulado e todo suporte necessário para que tenha seu visto concedido para começar a trabalhar e ganhar em Dólar nos Estados Unidos.

O agendamento deve ser feito online para entrevista presencial em um dos consulados Americanos no Brasil (Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília ou Recife) ou no mais viável devido a disponibilidade.

Ao ter o visto aprovado você receberá seu passaporte carimbado em alguns dias via Correio ou poderá retirar no consulado.

Fase 11: Últimos preparativos para a viagem

Chegamos na etapa mais excitante do processo de planejamento, visto aprovado e com um friozinho na barriga, chegou a hora de você receber mais informações de valor sobre os States, dicas de viagem, sua documentação referente ao seguro de viagem, dicas para encontrar acomodação, orientações sobre os primeiros procedimentos que deve fazer ao desembarcar nos Estados Unidos, comprar a sua passagem aérea, fazer quantas festas de despedida quiser com seus amigos e familiares e partir rumo a América!

Penso que esteja se perguntando “como funciona” a questão da acomodação, vou explicar, existem 3 cenários que devem ser considerados:

1 – Caso você consiga uma oferta em uma área isolada, como resorts nas montanhas, no deserto ou em praias distantes de centros, essas empresas geralmente oferecem a acomodação em alojamento dos funcionários e podem descontar uma pequena parcela do seu salário para cobrir as despesas da mesma ou não;

2 – Há casos de empresas que oferecem de 1 a 2 semanas de acomodação no próprio hotel ou alojamento quando você desembarca na cidade de destino, para que tenha tempo hábil para encontrar um lugar para morar ou encontrar algum roommate (aconteceu comigo quando fiz meu Internship em Atlanta);

3 – Há também casos de empresas que não oferecem absolutamente nenhuma assistência de moradia, no entanto, nesses casos damos dicas de como encontrar a sua moradia na cidade de destino para onde vai viajar, como as vezes contatos de agentes imobiliários, websites de pesquisa de quartos / apts / roommates, aplicativos que facilitam a aproximação de roommates como Roomster, Airbnb, Findaroommate etc (aconteceu comigo quando fiz meu Trainee em Miami Beach);

Se você chegar até aqui, é provável que irá ter uma experiência inesquecível.

Eu já percorri esse caminho três vezes:

  1. Work and Travel em Aspen no Estado do Colorado

  2. Internship em Atlanta no Estado da Geórgia

  3. Trainee em Miami Beach no Estado da Flórida

E junto com minha equipe nacional e internacional posso te ajudar em todas as fases, inclusive te dar dicas exclusivas de como tirar o melhor proveito dessa nova fase da sua vida (só se você viajar, né?).

Será um prazer te ajudar a conquistar uma oportunidade para viver uma experiência na América.

Ah, além disso, a lista de empresas que contratam Brasileiros conta com restaurantes de Chefs famosos, veja alguns abaixo e onde ficam seus restaurantes:

Michael Mina – Mina Group – Vagas no Hawaii, Seattle, Boston, San Francisco, San Diego, Santa Clara, Miami, Washington DC e Nashville

David Chang – Momofuku Group – Vagas em New York, Washington DC, Los Angeles e Las Vegas

Jean-Georges Vongerichten – Vagas em New York City, Miami Beach, Bridgehampton e Pound Ridge

Andrew Carmellini – NoHo Hospitality Group – Vagas em New York City, Detroit e Miami Beach

Daniel Boulud – Dinex Group – Vagas em New York City, Miami, Washington e Palm Beach

Jose Andres – The Bazaar by José Andrés – Vagas em Miami Beach e Puerto Rico

Francis Mallmann – Faena Group – Vagas em Miami Beach

Maison Eric Kayser – Vagas em New York City

Helene Henderson – Vagas em New York City

Fabio Trabocchi – Vagas em Washington DC

Dominique Ansel – Vagas em New York City

Ayesha Nurdjaja – Vagas em New York City

Lorena Garcia – Vagas em Las Vegas e Miami

Gastón Acurio – Vagas em San Francisco

Victoria Blamey – Vagas em New York City

Michael Schwartz – Vagas em Miami

Nobu – Vagas em Miami Beach

Fase 11 – Começa a vida nos Estados Unidos

Essa parte eu deixo para você escrever.


INVESTIMENTO PARA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA

Os valores atribuídos ao Pacote de Documentos e Mentoria variam conforme departamento, idade e empresa em alguns casos. Para consultar o investimento médio para o seu caso, envie o seu Currículo atualizado (em Português ou Inglês) para contato@viajecomemprego.com.br (Fase 1, lembra?) e nossa equipe entrará em contato com as pessoas pré-selecionadas.

RETORNO DO INVESTIMENTO

Para combater a alta do Dólar, elaboramos com nossos parceiros um novo sistema de pagamento com financiamento especial que reduziu drásticamente o investimento inicial para chegar nos Estados Unidos e que permite pagar boa parte do programa em diversas parcelas depois de começar a trabalhar, já ganhando em Dólar.

Agora o investimento é feito por etapas, ou seja, você não precisa ter posse de um alto montante em dinheiro para iniciar o processo.

Resumindo, a linha do tempo do investimento para sair do Brasil e chegar com um trabalho nos Estados Unidos fica assim:

  • Passaporte – R$ 257,25

(duas ou três semanas depois… tem que esperar ficar pronto)

  • Inscrição – U$ 100

(uma ou duas semanas depois… tem que coletar documentos)

  • Validação de Documentos – U$ 400

(duas a oito semanas depois… tem que passar em entrevista com empresa Americana e/ou receber a Job Offer)

  • Pagamento de mais uma parte do programa – Valor variável conforme departamento, idade e empresa em alguns casos (entre em contato e envie o seu Currículo para seleção para identificarmos o apropriado para o seu case), pode variar como:

A) U$ 700; ou

B) U$ 1450; ou

C) U$ 2450

+ a primeira parcela de U$ 250 do financiamento especial

(quatro a seis semanas depois… tem que esperar chegar os documentos gerados nos EUA pelo Governo Americano)

  • Agendamento do visto J1 no consulado mais viável – U$ 160

(duas a quatro semanas depois… tem que aguardar o passaporte chegar com o visto ou retirar no consulado e depende também da data combinada com empresa Americana para começar a trabalhar)

  • Passagem Aérea – A partir de U$ 500 (considere parcelamento)

  • Verba para levar – Recomendado ter disponível pelo menos entre U$ 1500 a U$ 2000 (que pode ser em dinheiro, limite no banco ou cartão de crédito)

  • + de 9 a 11 parcelas de U$ 250 após começar a trabalhar nos Estados Unidos (não há necessidade de conversão)


Conseguiu entender?


Vamos de novo, veja o resumo financeiro até você sair do Brasil:

A) Gastronomia abaixo de 35 anos - U$ 1610 – R$ 8.050 (+Passaporte e Passagem)

B) Recepção e A&B abaixo de 35 anos - U$ 2360 – R$ 11.800 (+Passaporte e Passagem)

C) Todas as funções acima de 35 anos - U$ 3360 – R$ 16.800 (+Passaporte e Passagem)


*
Para facilitar o cálculo, arredondamos o valor de U$ 1 para R$ 5

**Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio

Vale lembrar que se você não mora em uma cidade que possua Consulado Americano, vai ter que viajar até o Consulado mais viável para solicitar o seu visto J1.


*Caso precise de ajuda para levantar verba para realizar o programa, clique aqui e veja algumas das alternativas mais utilizadas pela galera que já foi.

Percebeu que o investimento é diluído em diversos meses?

Continua aqui comigo…

Considerando o Dólar a R$ 5,00 e o "salário mínimo" sendo de a partir de U$ 1750, o Ganho Anual estimado é de a partir de U$ 21,000, portanto R$ 105.000,00 convertido. Além do aprendizado com o treinamento, das novas amizades, do network profissional que pode abrir diversas portas no futuro e da vivência internacional.

Nos casos em que as empresas oferecem a moradia sem custo, grande parte do lucro pode ser economizado. Usando como exemplo uma vaga na empresa Keswick Hall Resort, localizada na Virgínia, sabendo que o salário é de a partir de U$ 1750 por mês e que a empresa oferece também a acomodação, nota-se que entra cerca de R$ 8.750,00 no bolso do participante todo mês. E multiplicando R$ 8.750,00 por 3 meses de trabalho, temos R$ 26.250,00, ou seja, o investimento inicial limpo.

O salário mínimo acaba sendo oferecido apenas para quem ainda está na faculdade e geralmente não tem experiência, profissionais experientes ganham bem mais.

Em um outro exemplo considerando o restaurante do Chef Daniel Boulud, localizado em, New York City, sabendo que o salário médio é de U$ 17 por hora, observa-se que tomando como base uma carga horária de 40 horas semanais (equivalente a 160 horas mensais) o participante ganha por volta de U$ 2720 em um período de 30 dias, ou seja, cerca de R$ 13.600,00. E multiplicando R$ 13.600,00 por 3 meses de trabalho, temos R$ 40.800,00, mais do que o dobro do investimento inicial.


Hey, essa conta foi feita com base no mínimo, apenas para te ajudar a entender o sistema, tem uma galera ganhando muuuito mais nos States.


“Mas Konradu, as empresas descontam algo do salário, né?” – Sim, todas são obrigadas por lei a recolher impostos, entretanto, boa parte dos impostos recolhidos (que variam de Estado para Estado e são menores do que os aplicados aos cidadãos Americanos) são ressarcidos no final de cada ano fiscal nos Estados Unidos, permitindo que os participantes recebam de volta algo em torno de U$ 800 (R$ 4.000,00 considerando o Dólar a R$ 5,00) para cima por seus 12 meses de trabalho (esse serviço pode ser facilmente contratado por meio de empresas como a www.taxback.com).

Com o lucro financeiro da vivência nos Estados Unidos, a pessoa pode fazer uma reserva para momentos difíceis, compras, viajar, economizar para outro intercâmbio (o Chef Rodrigo foi dos Estados Unidos direto para o Canadá, por exemplo), abrir um negócio próprio ou fazer uma pós-graduação no Brasil ou no exterior, cada um escolhe o que fazer com o seu dinheiro.

*Profissionais graduados, mais experiêntes e com background em empresas de alto padrão podem obter ofertas salariais de até U$ 60.000,00 por ano, se você for um deles, faça a conta aí.

+DEPOIMENTOS

Djalma Martins – Hilton Nashville Downtown, Tennessee


Daniel Lisboa – El Monte Sagrado, Novo México


Ícaro PitonResort Auberge du Soleil, Califórnia

PS 1: Siga o Instagram @ViajeComEmprego para ter acesso a vagas inéditas, ficar por dentro de nossas feiras de recrutamento e acompanhar os bastidores das operações.

PS 2: Participe da maior Comunidade Privada Brasileira de vagas internacionais para estudantes e profissionais das áreas de Gastronomia, Hotelaria, Turismo e Eventos no Facebook.


Thank You For Your Time!

Marcelo Konradu – Profissional com mais de 12 anos de experiência, graduado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, especializado em Hospitalidade nos Estados Unidos nos departamentos de Rooms Division pela rede Marriott International e de Food and Beverage pelo Grupo Faena. Mentor licenciado pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBCoaching. Aprovado em processos seletivos de empresas como Royal Caribbean, AccorHotels, Marriott Hotels & Resorts, Hilton Hotels, Faena Group e Wiser Educação. Apaixonado por hospitalidade, atua como Mentor de Carreira, Recrutador Internacional Independente e Mentor de Intercâmbios.