COMO MELHORAR O SEU JOGO

Quer dizer então que você está buscando uma forma de ganhar mais dinheiro, se tornar um profissional mais valorizado e melhorar sua qualidade de vida ou de repente da sua família, é isso?

Marcelo Konradu aqui e o que você vai ler nas próximas linhas pode te eletrificar e causar desconforto.

Muitas pessoas buscam resultados rápidos para os seus problemas, o que nem sempre resolve de fato o problema de forma sustentável. É como tomar aquela aspirina todos os dias para curar a dor de cabeça, ao contrário de tratar a raiz do problema por uns 6 meses e viver o resto da vida sem dores de cabeça.

Percebe a diferença?

Então analise a sua dor de cabeça por um angulo diferente e comece a resolver os problemas agora para alcançar seu suceso em médio e longo prazo.

Sim, eu entendo que nem tudo na vida está sob nosso controle, mas boa parte de nossas escolhas estão.

Sabendo disso, recomendo se qualificar bastante em alguma área ou indústria específica, mesmo que trocar de emprego seja inevitável, priorize pelos que possuem relação direta com suas habilidades principais, sua área de estudo, pois isso tem uma relação direta com o que nós recrutadores chamamos de “career path”, traduzindo - caminho de carreira.

Quando você entra em processos seletivos internacionais, esse é um dos principais itens avaliados na hora de Governos decidirem se haverá ou não a concessão do seu visto.

Eu recebo centenas de Currículos por mês, de pessoas de diversos níveis profissionais, desde estudantes até executivos do alto escalão de empresas das áreas para as quais ofereço seviços de colocação profissional em diversos países (Gastronomia, Hotelaria e Turismo) e é possível notar que algumas pessoas ficam pulando de uma área para outra, o que leva a estagnar de certo modo o próprio desenvolvimento profissional.

Um exemplo? A pessoa estuda e se forma em Turismo enquanto trabalha em uma revendedora de carros (nada a ver com Turismo, poderia buscar algo na área durante a graduação), se forma, troca de emprego e trabalha 6 meses na recepção de um hotel (desanima por que tem que trabalhar nos finais de semana e feriados e sai fora), pula para uma loja de perfumes que paga R$ 100,00 a mais onde trabalha por 1 ano vendendo, pula para a recepção de um estúdio de fotografia onde passa mais 1 ano por que a loja de roupas fechou, desiste do estúdio por não ter perspectiva de evoluir profissionalmente e se agarra no seguro desemprego, fica 5 meses sem fazer nada, se joga para um navio de cruzeiro para trabalhar na faxina por 6 meses, cai fora por que acabou contrato e decide não embarcar novamente... Se perdeu...

... Entende que falta relação direta entre as posições ocupadas, sistemas operacionais utilizados, segmentos de mercado, cultura das empresas e diversos outros itens?

Isso significa que a pessoa aprende algo novo com frequência mas não se aprofunda em nada, ficando completamente à deriva com o passar do tempo (e cada vez com mais dificuldade de encontrar um emprego).

Ao permanecer e se desenvolver em uma área, investir na sua carreira nessa área, conquistar conhecimento aprofundado nessa área, você pode se tornar referência em determinada área (em médio prazo) e quem sabe, abrir futuramente o seu próprio negócio (em longo prazo), para nunca mais precisar procurar emprego e melhor do que isso, oferecer oportunidades para quem também precisa, o mundo dá voltas.

Pense nisso antes de se jogar em qualquer emprego ou trocar de empresa por uns “patacas” a mais no final do mês. Avalie suas possibilidades de crescimento dentro das empresas, considere o seu crescimento pessoal e profissional, projete-se no futuro, pense e se pergunte: “Como esse cargo pode ser útil para a minha evolução profissional dentro daquilo que eu sei fazer melhor?” (Ou estudei para fazer).

Coisas piores acontecem com pessoas dessas áreas que ainda não têm a habilidade de se comunicar em Inglês, eu diria que 98% gostariam de ganhar Dólar ou outras moedas mais fortes do que o Real no exterior, só que ficam mais uma vez travadas.

Falar Inglês, além de te dar acesso ao melhor conteúdo atualizado do mundo, abre portas para trabalhar a bordo de navios e viajar com emprego certo para muitos lugares, seja para viver uma experiência ou para simplesmente deixar o Brasil e mudar de vida definitivamente.

Eu busco todos os dias contribuir para que cada vez mais Brasileiros tenham a oportunidade de se internacionalizar, e falo isso de coração porque sei que, por mais que em alguns casos as experiências sejam temporárias, essas pessoas trazem histórias, ideias e muitas coisas que no final das contas ajudam o Brasil.

Essas pessoas muitas vezes influenciam a sua família, os seus amigos e a sua comunidade, elas fazem a diferença.

Nessa sessão de Carreiras do site, vamos buscar compartilhar contigo itens que podem te ajudar profissionamente como:

- Apresentação Pessoal - Como se apresentar profissionalmente

- Matching de Currículo (SEO) - Para leitura dos "RHs robôs"

- Entrevistas Internacionais - Como se preparar e ter sucesso

- Dicas para Aprender Inglês - Você sabe que precisa...

E muito mais, aproveite... E se causou desconforto, valeu a pena ler até aqui, porque somente assim a gente cresce.

Todo o novo aprendizado passa por uma fase de stress, na qual nos não dominamos a técnica, mas ao persistirmos, o cenário muda e começamos a colher os frutos dos nossos esforços.

Thank you,

Marcelo Konradu

Assista a resportagem abaixo onde eu apareço aos 00:19 segundos organizando o restaurante Los Fuegos by Francis Mallmann no Faena Hotel Miami Beach para a entrevista com o Chef:

Marcelo Konradu – Profissional com mais de 12 anos de experiência, graduado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, especializado em Hospitalidade nos Estados Unidos nos departamentos de Rooms Division pela rede Marriott International e de Food and Beverage pelo Grupo Faena. Mentor licenciado pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBCoaching. Aprovado em processos seletivos de empresas como Royal Caribbean, AccorHotels, Marriott Hotels & Resorts, Hilton Hotels, Faena Group e Wiser Educação. Apaixonado por hospitalidade, atua como Mentor de Carreira, Recrutador Internacional Independente e Mentor de Intercâmbios.